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Marcas Conscientes

O processo de decisão de compra consciente é motivado pelo desejo de fazer escolhas que tragam benefícios a longo prazo, tanto para o indivíduo quanto para o mundo ao seu redor. Quando estamos em um processo de decisão de compra consciente não pensamos apenas na nossa necessidade, mas também, na necessidade da comunidade, do local onde estamos inseridos ou do planeta. Levamos em consideração a ética, a sustentabilidade e a qualidade em vez de pensar apenas na gratificação direta.


No consumo consciente as escolhas de compra passam por uma análise sobre impactos. Não se trata de apenas comprar, mas de compreender que estas compras causam algum tipo de impacto no meio ambiente e na sociedade.





Cada vez mais as pessoas buscam marcas que desempenham um papel adicional ao seu negócio perante a sociedade, para além dos aspectos funcionais do produto e do serviço. Para o consumidor consciente o propósito e a causa de determinada empresa fazem toda a diferença, envolvendo uma série de etapas e fatores que influenciam a escolha por marcas , produtos e serviços. Os aspectos chave da jornada de compra consciente são:


1- Identificação das Necessidades: o consumidor começa por identificar suas necessidades e objetivos. Isso envolve considerar se o produto atenderá uma necessidade específica a longo prazo em vez de satisfazer um desejo momentâneo.

2- Pesquisa: Os consumidores conscientes tendem a realizar pesquisas detalhadas. Eles procuram informações considerando aspectos como qualidade, durabilidade, impacto ambiental, impacto social, ética, entre outros.

3- Avaliação de opções: depois de coletar informações, os consumidores avaliam as opções disponíveis com base no custo-benefício, impacto ambiental e impacto social.

4- Tomada de decisão: o consumidor escolhe o produto ou serviço que melhor atende suas necessidades, com olhar de longo prazo, que tenha feat com seus valores pessoais.

5- Pós compra: somente a satisfação não é suficiente. É importante para o consumidor consciente como será o descarte, a geração de resíduos e o impacto.




Ao colocar em prática o consumo consciente, existe uma probabilidade de se gastar menos. Ou, pelo menos, de modo mais inteligente.

O consumo começa a acontecer por necessidades mais reais e entendendo os impactos em diversas esferas. Porém a migração de ser um consumidor para ser um consumidor consciente não é simples. Muitos consumidores tem uma atitude consciente porém isso não reflete no seu comportamento de compra. Ou seja, acham importante, consideram o consumo consciente fundamental, porém, na hora de comprar acabam optando por marcas, produtos ou serviços que não geram impacto positivo. Alguns fatores podem estar atrelados a este “gap”, como falta de informação, dificuldade de sair da zona de conforto e mudar hábitos, percepção de ser mais difícil e preço.


Para as marcas que já estão trabalhando em direção de um impacto neutro ou positivo conquistarem mais consumidores é necessário investir na construção de VALOR: Valor agregado + valor compartilhado + valor percebido. Além disso, educar o consumidor para que tenha um raciocínio crítico, percepção de contexto e consciência sócio ambiental.


É um caminho necessário de desenvolvimento para todos: marcas e consumidores precisam construir juntos uma nova lógica de consumo.


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